terça-feira, 30 de setembro de 2008

Barack Obama Declara: - Eu Gosto de Hip-Hop




Em entrevista ao site da MTV News, o senador falou sobre o hip-hop e contou ser fã do gênero. Em um dos seus discursos realizados em julho, Obama fez uma referência ao rapper Lil Wayne, dono de um dos discos mais vendidos de 2008 (Tha Carter III).

- Eu gosto de hip-hop, mas ultimamente não tenho tido tempo para ouvi-lo o tempo todo - afirmou o candidato que contou ouvir aos rappers Kanye West e Jay-Z em seu iPod.

Para Obama o impacto que o gênero causa vai muito além de algumas faixas com letras um pouco exaltadas.

- Eu sou um pouco mais velho que a cultura hip-hop. Eu estava lá quando tudo começou, mas eu já estava envelhecendo. O que me deixa feliz vendo esta geração é ver a visão empresarial que eles têm. No passado, os músicos eram conformados. Obviamente, eles faziam um bom trabalho mas não tinham uma visão do tipo "Eu vou construir um negócio, eu vou construir meu próprio estúdio". Acredito que os artistas estão mais sofisticados que no passado e isso é uma coisa maravilhosa.

O senador prosseguiu e disse que ele enxerga crescimento no hip-hop e ele está otimista sobre o que aguarda o gênero no futuro.

- O que eu estou começando a ver são artistas que começam a desenvolver responsabilidade social e como eles podem causar um impacto positivo na cultura. E espero que este sentimento continue.

Ao final da entrevista, Obama foi questionado quem é na sua opinião o maior artista de hip-hop de todos os tempos, mas o candidato se desviou da pergunta.

- Eu prefiro não responder para não causar problemas - respondeu rindo para finalizar a entrevista que marca a boa fase do candidato, que vem ampliando a vantagem de pontos sobre John McCain, candidato do partido republicano a presidência.


We Are The Ones

O músico Will.i.am, dos Black Eyed Peas, tem sido um dos mais activos, compondo temas a partir dos discursos de Obama e o produtor e rapper Jay-Z também já manifestou apoio público ao candidato do partido democrata.

Os artistas de hip-hop dos EUA vêem apoiando abertamente o candidato democrata a Casa Branca, Barack Obama, que divulgou nesta segunda-feira uma nota agradecendo o apoio desta comunidade, que atualmente é um dos gêneros musicais mais populares e influentes daquele país.

Nomes de peso mostram seu apoio através de letras de músicas, camisetas, mixtapes (trabalhos mixados que os rappers lançam antes de um trabalho completo) além de mensagens durante os shows.

Extraído de: JB Online

Eleições 2008 - Candidata a Prefeitura Promete a Primeira Casa de Hip Hop da Lapa


A candidata á prefeitura do Rio de Janeiro, Jandira Feghali (PCdoB), promete a criação da primeira casa de hip-hop da Lapa. Para Jandira, a cultura precisa ser valorizada com toda sua diversidade, e o hip-hop atualmente enfrenta muito preconceito.

Na noite do último sábado (26), ao fazer seu discurso de campanha no bairro, Jandira afirmou que pretende destinar R$ 300 milhões. O valor equivale cerca de 3% do orçamento municipal A candidata prometeu ainda conceder incentivos fiscais às casas noturnas que contratarem música ao vivo. Jandira disse também que pretende criar um mercado popular para artesãos na região portuária do Rio.

Fonte: Redação SRZD (Eleições 2008)

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Década de 80; O Brasil Conhece a Cultura Hip Hop

O nome Hip Hop surgiu no Brasil na década de 80. Ainda não existiam movimentos que retratavam exatamente o fundamento, o significado na íntegra desta cultura, porque todo aquele povo da época (a grande maioria) desconhecia este termo. O que na época foi propagado e muito na mídia, era a febre chamada dança breaking.
O movimento hip-hop foi adotado, sobretudo, pelos jovens negros e pobres de cidades grandes, como São Paulo (o berço do hip hop brasileiro), Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão. Como movimento cultural, o hip-hop tem servido como ferramenta de integração social e mesmo de re-socialização de jovens das periferias no sentido de romper com essa realidade.
Em todos os lugares via-se pessoas com roupas coloridas, óculos escuros, tênis de botinha, luvas, bonés e um enorme rádio gravador mostrando os primeiros passos, do que se tornaria mais tarde uma cultura bem mais complexa.

Cultura de Rua; Nasce o Hip Hop



Hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reinvidicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do mestre de cerimônias, que anima a festa com suas rimas improvisadas,a instrumentação dos DJs, a dança do BREAKING (e não breakdance) e a pintura do grafite.

O termo "música de hip hop" não se confunde com o Rap (Rhythm and poetry), pois este tem estrutura divergente da música Hip Hop em vários pontos, apesar de terem pontos em comum. O Rap é, se assim posso dizer, um dos elementos da música e cultura Hip Hop.




Mais informações, veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip-hop