quarta-feira, 8 de outubro de 2008

'Hip Hop Pobreza Stop' - Finalistas já estão escolhidos



Marta vitorino

O graffiti, como mensagem contra as injustiças sociais, é o mote do concurso promovido pela Fundação Filos com o apoio do ‘CM’, RTP e Antena 3

Foi preciso esperar até às últimas horas de votação online, que terminou às 23h59 de sexta-feira, para definir os 12 finalistas nas categorias de rap e de graffiti do concurso Hip Hop Pobreza Stop.
Contabilizadas as mais de 6500 votações no sítio do CM ao longo das duas últimas semanas, alguns autores de canções perderam a hipótese de participar no espectáculo final da iniciativa, dia 18, por escassas dezenas de votos.

Mas também houve quem sobressaísse. Assim aconteceu na Região Norte na categoria rap, onde ‘Pretexto’, de Rui Peres, e ‘Pobreza Não!’, de Carlos Ferreira, obtiveram uma vantagem superior a mil votos em relação aos outros dois concorrentes que conquistaram lugar na final do concurso, também apoiado pela RTP e pela Antena 3.

Tão grande avanço não se repetiu na Região Centro, apesar da boa votação – ‘Máquina do Tempo’, de Mário Leão, não descolou de ‘Não Digas Não’, de Hugo Rebelo, David Rodrigues e Bruno Camões, e de ‘O Que Vais Fazer?’, de Ivan Gomes, Hélder Sanches e David Moreno – nem na Região Sul, ainda que ‘Mundo em que Nasci’, de Fábio Balsa, e ‘Filho Bastardo’, de Celso Guerra, tenham conseguido mais 200 votos do que os restantes.

Na categoria de graffiti, onde não havia divisão geográfica, poucos finalistas ganharam uma confortável vantagem. As excepções foram o líder Nuno Palhas, com ‘Pobreza’; Marcos Barradas, cuja criação não tem nome; e Adalberto Brito, autor de ‘Arte e Intervenção Global’.

Cabe-lhes agora, como aos outros nove projectos seleccionados, demonstrar ao vivo o seu talento para pintar painéis, enquanto os 12 finalistas de rap mostram os seus dotes de microfone na mão. O espectáculo está marcado para o Pavilhão Multiusos de Gondomar, no próximo dia 18.


Finalistas

RAP – REGIÃO NORTE

‘Pretexto’ VOTOS (Rui Peres) 1950
‘Pobreza Não!’ (Carlos Ferreira) 1547
‘(In)Diferenças’ (Vítor Santos e Nuno Monteiro) 506
‘Filhos duma Vida’ (Joel Pinto) 451


REGIÃO CENTRO

‘Máquina do Tempo’ (Mário Leão) 1031
‘Não Digas Não’ (Hugo Rebelo, David Rodriguese Bruno Camões) 813
‘O Que Vais Fazer?’ (Ivan Gomes, Hélder Sanches e David Moreno) 799
‘Indiferença’ (Michael Ferreira, Eurico Fernandes, João Rodrigues, Jimmy Rocha, Mauro Silva e Thomas Zimmermann) 667


REGIÃO SUL

‘Mundo em que Nasci’ (Fábio Balsa) 917
‘Filho Bastardo’ (Celso Guerra) 861
‘Apenas um Sonho’ (Márcio Faquinha e Igor Ribeiro) 667
‘Ignorância’ (Nelson Ferreira) 653


GRAFFITI

‘Pobreza’ (Nuno Palhas) 971
Sem nome (Marco Barradas) 846
‘Arte e Intervenção Global’ (Adalberto Brito) 767
‘Quem Massa Não Vê’ (André Cunha) 435
Sem nome (Bruno Moreira, Jorge Almeida, Octávio Rodrigues e Bruno Oliveira) 346
Sem nome (Rui Vicente) 324
Sem nome (Luís Furtado) 307
‘Uma Aventura Pobre’ (Nuno Costa) 287
‘Stop Pobreza’ (Edgar Neves, Cláudio Martins) 285
Sem nome (Ricardo Quintela) 254
Sem nome (João Frazão) 217
Sem nome (Diogo Lima) 187







Extraído de: Correio da Manhã

Um comentário:

Unknown disse...

Legal ficar informado aqui sobre o mundo hip-hop. Divulgando além da história, notícias como ese concurso, aprendemos que o hip-hop vai além de um estilo musical. Muito bom! =D