sábado, 15 de novembro de 2008

Pichação Vs. Grafitagem

No último Domingo, 16. O Fantástico exibiu a matéria "Pichar é arte ou vandalismo?".


É importante saber a diferença entre pichação e graffitagem. Pichar patrimônios públicos ou privados sem autorização, desencadeia num ato de vandalismo.

O graffiti é uma expressão cultural de rua - arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.

A prática do graffiti surgiu em maio de 1968, Paris. Quando os muros da cidade luz serviram de suporte para inscrições de caráter poético-político na revolução contracultural. Depois disso, a arte do graffiti se difundiu pelo mundo; em contextos, tipos e estilos diferentes. Pinturas que vão de um simples rabisco a grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte.

Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan. Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.

Jean-Michel Basquiat





Nenhum comentário: