quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Juventude e Hip-hop


Saiu no blog "Tenha modos!": "(...) para muitos jovens o hip hop é um estilo de vida, uma maneira de expressar sua indignação, uma forma de luta e resistência política. (...) Para muitos tem sido encarado como uma esperança, uma fuga à criminalidade."

É comum associar o hip hop com a criminalidade. Mas, o movimento não gira em torno desta. O hip hop também tem sua carga de responsabilidade social, como já foi mostrado aqui no blog. Muitas pessoas, sobretudo os jovens, vêem neste "estilo de vida" um refúgio. Eles encontram nesse movimento cultural e social uma "voz", um modo de expressar seus sentimentos perante a sociedade. Através da dança, da música e do graffiti eles se libertam de suas aflições.

Perguntou-se a jovens com idade entre 16 e 20: " O quê significa Hip-Hop Para você?" E eles responderam:

-Hip Hop é Vida, é estilo, é Cultura, é arte. O Modo de nos expressarmos contra tudo e contra todos pela música, de uma forma bonita e paífica. E esse papo de quem curte hip hop é "maloquero ta por Fora!"
( Gildo Oliveira)

- É atitude, estilo de vida. Cada batida do som seu coração pede mais. ( "Mequi Marrento")

- Hip Hop é muito mais do que um estilo, é muito mais que roupas despojadas; músicas, cordões com brilhantes, prateados ou dourados. Hip Hop é saber aproveitar a vida a cada instante, sem se perder no mundo e na vida e se esquecer de suas responsabilidades. Hip hop é vida, Hip Hop é Arte...HIP HOP É TUDO (Flávia Veloso)

- "Pra" mim é simplesmente a filosofia q rege minha vida, é o meu jeito de expressar felicidade, tristeza e tudo o que sinto
("Aurinha, Black angel")

[Dados retirados do site de relacionamento - orkut]


Quer saber mais sobre o comportamento dos jovens? Então acesse: Tenha Modos!

Nenhum comentário: